terça-feira, 6 de julho de 2010

Processo Seletivo, documentação e Agências

Existem diversas agências de recrutamento espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Antes de escolher alguma delas, o principal é decidir duas outras coisinhas básicas. O que você vai fazer no navio, e em qual empresa você gostaria de trabalhar.
Note que por menos importante que pareça, estas serão as decisões mais determinantes a partir daqui.
Lembrando que para muitos cargos oferecidos à bordo, é necessário acima de tudo, ter experiência na área, e para uma grande maioria deles pede-se inglês do intermediário, ao fluente.

Há cargos que exigem 2 ou 3 idiomas além do português, que é determinante, enquanto o navio está em águas brasileiras, navegando pela costa brasileira.
Também há vagas onde o inglês, não é determinante para a sua contratação.

Falando em fotógrafos, os requisitos são, 2 anos de experiência em fotografia de eventos, um "mini" portifólio com algumas de suas fotos, inglês mínimo intermediário, embora há uma companhia ou outra que contrate pessoas com inglês básico em temporada brasileira.
Grande parte das companhias exigem que o candidato possua sua própria câmera, e que a mesma seja Nikon, outras fornecem o equipamento disponível no navio para uso dos funcionários, ou vendem um equipamento novo, há um preço mais baixo, com possibilidade de pagamento descontando do próprio salário, em até 3 meses.

Creio que em nenhuma outra função, seja necessário que o futuro tripulante leve a bordo seu próprio equipamento, com exceção dos músicos e percusionistas.

Algumas das agências mais conehcidas no Brasil são:
- Ceceth Work On Board - Paraná
http://www.ceceth.com.br/
- Fatto Brazil - Santos
http://www.fattobrazil.com/
- Infinity - Santos
http://www.infinitybrazil.com.br/
- ISM Agency - Curitiba
www.ismagency.cl/brasil
- New Crew Consulting - São Paulo
http://www.newcrew.com.br/
- PortSide Agência - Curitiba
http://www.portsideagencia.com.br/
- Seamanwork Ship Jobs training & travel - Rio de Janeiro
http://www.seamanwork.com/
- ShipJobs - São Paulo
http://www.shipjobs.com.br/
- Staff Work - São Paulo
http://www.staffwork.com.br/
- Sun & Seas - São Paulo
http://www.sunssea.com.br/
- Viaworld - São Paulo
http://www.viaworld.com.br/
- Work@Sea - Santos
http://www.workatsea.com.br/

Porque dissemos acima que a escolha da empresa, também é importante?

Porque algumas empresas trabalham com companias específicas, à exemplo, a Sun & Seas que trabalha com a Royal Caribbean, a Ship Jobs que trabalha com a Pullmantur, Quail Cruises e Ibero, entre outras.

O processo seletivo, pode ser rápido e descomplicado, ou pode demorar bastante, dependendo de sua disponibilidade, documentação, necessidade da compania para o cargo almejado, entre outros pontos.

Um exemplo, em meu primeiro contrato, trabalhei pela Pullmantur, como fotógrafo. Embarquei pela ShipJobs na temporada brasileira em meados de dezembro. O processo seletivo iniciou em janeiro, quando decidi enviar meu "resume" para a ShipJobs, por indicação de uma amiga, que teria embarcado pela empresa. Fui convocado para a entrevista em fevereiro, e fui aprovado. Fui orientado para correr atras da documentação, Passaporte com válidade mínima de 8 meses, fotos 3x4, vacina contra febre amarela e tétano, carteirinha internacional de vacinação, STCW 95 e certificados dos cursos e faculdades mencionadas no currículo. Fui orientado também a fazer os exames médicos, uma bateria de exames que varia de compania para compania, mesmo porque, algumas exigem que seja feito em laboratórios credenciados, evitando assim a fraude em alguns exames, como o anti-dopping.

Fui atras dos documentos, exceto os exames médicos e STCW, pois achei que seria um investimento muito prematuro, uma vez que eu ainda não tinha noção de quando seria meu embarque. Em meados de agosto, recebi uma ligação da agência solicitando meu portifólio de eventos para encaminhar para o Navio, para saber se eu seria aprovado técnicamente para a vaga. Enviei um DVD com um arquivo em PPT Power Point e outro em PDF Adobe Acrobat, para a agêcia.

Em setembro, a agência entrou em contato comigo, perguntando se eu ainda tinha interesse em embarcar. Eu claro, respondi vibrando que sim, tinha interesse sim! E fui orientado mais uma vez à fazer os exames, correr atras das documentações e se estivesse em condições financeiras, fazer meu STCW. Mais uma vez, fiquei sem os exames e o STCW, porém, feliz por ter uma certeza de que iria embarcar.

Passaram-se mais alguns meses e em 23 de novembro, recebi um e-mail dizendo que meu embarque seria dia 29 de novembro. Porem eu não tinha o STCW, nem os exames. Liguei imediatamente para a Zorovich em Santos para tentar iniciar o curso na terça feira, mas não era possível, então entrei em contato com a agência informando o acontecido, e remarcaram meu embarque para dia 6 de dezembro, permitindo que eu tivesse uma semana para fazer meu STCW em Santos. Os exames e o Medical Form, consegui que saissem em menor tempo pois minha mãe é enfermeira, e tem amizade no hospital, então os exames que normalmente demoram para sair, ficaram prontos nesta semana em que eu estava em Santos fazendo o STCW.



O STCW é um curso de segurança marítma exigido pela marinha brasileira para todos os tripulantes.

Quanto aos exames médicos, há uma empresa que cobra um valor fixo, e promete entregar todos os exames em 1 semana em CD e impressos, assim como o medical form. Eu consegui fazer todos os meus exames pelo convenio, pois a Pullmantur não exigia que fossem feitos em laboratório credenciado.

Fiz o STCW, e arrumei a mala, e dia 6 de Dezembro de 2009, embarquei pela primeira vez em um navio de cruzeiros.

Espero ter exclarecido mais algumas dúvidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário