sexta-feira, 16 de julho de 2010

Expectativa - Arrumando as malas para o embarque


As informações que escrevo neste blog, são sobre minha experiência, antes, durante e após o embarque. Não são regras, e sim, um "diário de bordo" que visa informar e dar dicas sobre o trabalho a bordo e o que se deve esperar do mesmo.

Bem, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para dar dicas de como ser calmo e evitar a ansiedade e a expectativa dos dias que antescedem o embarque, tão pouco de como se deve arrumar a bagagem para levar a bordo.

Sempre que eu viajo, levo mais do que realmente preciso. SEMPRE !

O que você deve levar à bordo?

No meu caso, como era marinheiro de primeira viagem, "literalmente", queria levar quase todo o meu guarda-roupas, mas ao ver minha mala "abarrotada", quase sem condições de ser fechada, resolvi reavaliar o que eu estava levando. E pasmem, haviam roupas que eu nunca havia usado em casa, mas queria levar para o navio. Outro detalhe importante, é que o espaço que você terá para guardar seus pertences, será mínimo. Como ja disse anteriormente, você vai dividir sua cabine com 1, 2 ou 3 pessoas, dependendo de sua função. No meu caso, deveria dividir a cabine com 1 pessoa apenas, mas por sorte ou azar, eu "morei" sozinho em minha cabine. Independente disto, cada um dentro da cabine, tem o direito à 1 ou 2 gavetas na "bancada" ou "escrivaninha", 1 gaveta na cama, e 1 pequeno guarda-roupas, então poupe o espaço que você "não terá" e leve o mínimo possível. Mesmo porque, chegando no exterior, você sempre vai comprar uma ou outra peça de roupa, uma lembrança, enfim, sempre trazemos mais do que tinhamos levado. E ainda assim, não queremos pagar excesso de bagagem no retorno ao Brasil !!!

Vamos então à lista básica do que se deve levar a bordo, e que você realmente virá a utilizar.

Não se prenda muito a roupinhas bonitinhas, ou uma para cada dia, afinal, você não está indo para um cruzeiro de férias, e sim para trabalhar, e juntar uma grana. Dentro do navio, em suas horas de trabalho, vai sempre utilizar uniforme, cedido, ou vendido pela companhia.

Uma lista básica de vestuário a ser levado a bordo: (Não é regra, cada um deve saber a sua real necessidade)


- 1 ou 2 calças jeans
- 2 ou 3 bermudas
- 7 peças íntimas
- 3 ou 4 camisetas
- 1 Blusa de frio
- 1 Boné e 1 óculos escuro
- Itens de básicos para sua higiene pessoal, tais como creme dental, perfume, escova dental, desodorantes, cotonetes, lenços de papel, gel para cabelo e afins...
- 1 par de chinelos (havaianas são muito caras fora do país)
- 1 par de tênis
- 1 par de Sapatos ( Algumas companhias possuem sapatos, mas particularmente, prefiro usar os meus, pois acho mais confortável )
- Protetor solar
- Leve tambem uma roupa social, como reserva, sendo 1 Camisa branca e 1 calça social preta ou azul escura. Poderá ser muito útil em uma emergência, e acredite, você vai passar por uma, mais cedo ou mais tarde.

Quase me esqueci, levem bastante imãs, isto mesmo daqueles pequenos para afixar fotos em mural, pois no navio, todas as paredes revestidas, óbviamente são de metal. Então, é normal você encontrar diversas cabines com fotos, recados, lembranças ou bandeiras presas à parede das mesmas. E isto, é permitido, mas deve lembrar de não invadir o espaço do outro, afinal, você não estará morando sozinho.


Se você faz uso de medicamentos, seja ele qual for, leve consigo os mesmos, e assim que chegar a bordo, não esqueça de mencionar os mesmos para o médico, assim como alergia a medicamentos que você possa ter, para que fique registrado em sua ficha médica.

Eu, alem de ter mencionado para a médica, tinha uma carteirinha plastificada, escrita em inglês, dizendo os medicamentos que sou alérgico, tanto em minha cabine, quando na cabine de uma amiga que trabalhava no mesmo setor que eu. ( Uma dica muito importante )


O que mais se pode levar a bordo?


Eu levei, 1 livro, meu notebook, uns 2 adaptadores de tomada, pois a maioria dos navios possuem tomadas de padrão europeu, então necessitam de adaptadores, levei também um despertador, caderno e canetas para anotações, e no meu caso, como fotógrafo pela Pullmantur, tive que levar minha câmera.

A maioria dos navios exigem que tenha seu próprio equipamento. Em geral utilizam Nikon.


Após arrumar a mala, procure ter uma boa noite de sono, isto é, se você também for como eu, que arrumo as malas sempre 1 dia antes de viajar, e fico acordado a noite inteira contanto os segundos que passam no relógio de tanta ansiedade... se este também for o seu caso... você vai embarcar cansado mesmo!!!
Mas de qualquer forma dou a dica, 1 dia antes do seu embarque, procure ter uma boa noite de sono, você vai precisar, pois quando entrar no navio, terá que colher um "batalhão de assinaturas", participar de treinamentos, integração, e com muita sorte, irá trabalhar já no turno das 16h ou 18h, já que os embarques de novos tripulantes quase sempre ocorrem pela manhã.



Caso tenham alguma dúvida em específico, não hesite em me escrever.

Um comentário:

  1. Oi Rafael,

    Gostei muito do seu blog. Foi dificil achar um sobre alguem q trabalhou na Pullmantur.
    Recebi hj a noticia q passei para o Soberado de recepcionista.
    Se tiver alguma coisa q vc possa dividir comigo, agradeço.

    ResponderExcluir