sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiro dia a bordo - Check-List e Assinaturas




















Se você embarcar pela Pullmantur, segue um roteiro passo a passo de como será seu primeiro dia a bordo. Para outras companias, a regra é quase a mesma... Uma coisa ou outra será diferente, como local onde encontrará seu "lifejacket" e coisas do genero.

Assim que você descer do carro do agente portuário que provavelmente irá lhe buscar no aeroporto, hotel ou no porto mesmo, sua ficha, começa a cair. Você fica espantado com o tamanho do navio, principalmente se o mais perto que você tenha chegado de um navio de cruzeiros tenha sido por fotos na internet, ou acompanhando a rota pelo Google Earth, assim como era o meu caso.

A clássica visão que você terá do navio, quando o carro parar ao lado da Gangway ( é a ponte de entrada do navio ), será mais ou menos estas das fotos abaixo. Exatamente como eu vi, e do ponto em que eu estava tentei registrar o momento.. mas claro, emocionado, estarrecido, alegre e ansioso, as fotos falam por si, pois não sairam lá grande coisa! rs rs
Para ser mais preciso, a da direita, foi a primeira foto que tirei do navio. Com uma camera pequena, que nós chamamos de "saboneteira" muito útil dentro do navio nos primeiros dias, pois é bem discreta, e como você vai se perder MUITO nas 2 primeiras semanas, é bom registrar algumas rotas de acesso. A foto da esquerda, já foi feita em um dia de trabalho no que chamamos de "Embarkation day", com o "set" para a foto de embarque montado, enquanto esperavamos os ônibus que trazem os passageiros do terminal para o navio.














Quando você chegar na Gangway, antes de entrar, terá seu passaporte coletado pelo "Chief Crew Purser", em seguida vão lhe entregar um crachá provisório e você passará com suas bagagens pelo detector de metais, e RX.


Logo na entrada, você terá uma visão da área útil do navio que é unica e exclusiva para os passageiros, então, não se iluda pois você está aqui para trabalhar e alcançar seus objetivos, e não para tirar suas sonhadas férias de verão. Não se encante muito, muito, pois todo o glamour de anúncios de tv, internet, revistas e que seus amigos lhe contataram, quando fizeram um cruzeiro marítimo, existe sim, mas não para você!

Sua Cabine é pequena, as áreas em que você pode transitar, são restritas e monitoradas 24h por dia. Aqui começa a sua vida à bordo.
Então se você chegou até aqui, e ainda não caiu sua ficha de que este será seu emprego e sua casa onde tudo o que você faz é controlado, e não um resort 5 estrelas que você imaginou, de meia volta e desista, pois a vida a bordo não é para você.


Onde você ver esta identificação, é exatamente onde você deve estar fora do seu horário de trabalho. "Área de tripulação"


Passando pela gangway, em seguida você será acompanhado até a sala da Crew Purser para entrega de documentos, retirar as fichas para coleta de assinaturas, retirada de uniformes, lifejacket e preencher um cadastro suas informações pessoais.


Aqui você também receberá um envelope contendo um livreto de regras a bordo, a chave de sua cabine, que pode ou não já ter outras pessoas dentro, seu "name tag", "crew pass" e seu "Privilege Package", onde será explicado o que você pode, e o que não pode... No geral, muita coisa é parecida, mas o número do seu pacote de privilégios, depende da sua função. Alguns tem acesso restrito em áreas de passageiros, outros podem alem de transitar, também podem comer no buffet de passageiro, e por ae vai...

Se você der "sorte", como aconteceu comigo, enquanto espera para ser atendido pela Crew Purser, pois não há somente você para embarcar, geralmente há cerca de 10 pessaos embarcando com você para as mais variadas posições a bordo, enfim, enquanto espera você pode ser abordado por seu futuro colega de trabalho, que no meu caso foi uma Colombiana bem simpática e gentil, de nome Juana Jiménez, que também era fotógrafa e logo iniciou uma conversa comigo "em espanhol" que até então eu não entendi quase nada, e descobri que ela era a única fotógrafa a bordo até então. Logo depois, também descobri quem seria meu chefe, um Chileno, Roberto o Photo Manager, que se pôs a falar em inglês, muito rápido, pois os chilenos são sempre intensos, e disse algo sobre eu encontra-lo em um horário específico no laboratório de fotografias. Sei que não entendi metade do que ele falou, mas consegui anotar o número do ramal que deveria chama-lo.

Depois que passei pela crew purser, sai meio desorientado com tanta informação diferente, em tantos idiomas diferentes, e fui procurar minha cabine, que para minha sorte, era no mesmo andar em que eu me encontrava, e no corredor em frente onde eu estava. Claro que lá dentro TODOS os corredores se parecem, e você passa centenas de vezes por ali, e imagina, ( poxa, eu já passei por aqui ), mas na verdade, você esta errado, e perdido.
Chegnado na cabine, para minha sorte, eu estava sozinho, não teria que dividir cabine com ninguem até embarcar outro fotógrafo, claro.

Não pense que haverá tempo para desarrumar suas malas, decorar sua cabine, e depois procurar o que fazer. Com muita sorte, você terá tempo de tomar um banho corrido, colocar outra roupa, de preferência, aquela de reserva que você colocou em sua bagagem de mão.
Leia tudo que lhe deram para assinar, assim como fichas de informações pessoais e outros dados importantes. É quase certo que receberá seu contrato quando entrar, mas caso isto não ocorra, não entre em pânico, antes de completar sua primeira semana a bordo, alguem o deixará embaixo de sua porta.

Então vamos lá, vou descrever meu roteiro, depois de tomar uma ducha, e prencher tudo que me deram para ler e assinar.

Uma das folhas que lhe serão entregues, diz respeito ao uniforme, então você vai preencher os tamanhos que usa, colher uma assinatura e carimbo do manager responsável buscar o uniforme.
Chegou a hora de se perder e se irritar bastante. No meu caso, tive que me virar para achar o local onde deveria retirar meu uniforme. O navio tem vários corredores iguais à este da foto ao lado, e por mais que você não repare, sempre há 1(hum) detalhe que o diferede do outro.

Então preste atenção, para não se perder e achar que esta andando em círculos.
Eu passei muita raiva, pois sempre que eu conseguia me achar, e chegava até o "almoxerifado" vamos chamar assim, ele estava fechado. Não havia placas com os horários de funcionamento, como há em quase todos os setores, como Crew Purser, que funciona 2 horas pela manhã e 2 horas pela tarde, o médico, que funciona igualmente 4 horas diárias, o crew mess, staff mess, officer mess, crew barber shop, e outros... então acabei perdendo muito tempo, e algumas calorias, tentando chegar no almoxerifado e encontra-lo aberto.
Quando finalmente encontrei, consegui meu uniforme. Nota importante: leve consigo algumas roupas para compor seu uniforme, pois a numeração europeia é diferente da nossa, então se sua calça for 40, eles vão ter a 38 ou a 42, e você deve se contentar, e tentar achar a oficina do alfaiate para ajustar para você o uniforme. A folha onde constam os uniformes que você pegou deverá ser carimbada e assinada, para você entregar na Crew Purser junto com as demais.

Depois da aventura para encontrar o uniforme, descobri que tinha que participar de um curso de familiarização e segurança dentro do navio, e que depois seria aplicada uma prova sobre o mesmo. ( 1 semana depois ). Então lá fui eu para a academia, local onde haviam marcado o tal curso com o "Safety". Por sorte, ele era portugues, e não tivemos muito problema para entende-lo. Depois deste curso, você recebe uma mini apostila, que diz basicamente tudo que você já viu no STCW, e outras poucas coisas a mais, para você estudar e fazer a prova. ( Não se preocupe, a prova é bem fácil, e você pode levar a apostilinha junto pra te ajudar, mas não diz que eu falei ) Receberá também seu lifejacket e seu safety card onde você encontrará o número da sua Muster Station, número do seu Lifeboat, sua função em caso de emergência e telefones de emergência. No geral o curso termina na Bridge ( ponte de comando do navio )
Ao final deste curso, que será de algumas horas, você tem que entregar a ficha que você recebeu na crew purser, que comprova que você fez o curso, para ser assinada e carimbada pelo safety.

Quando desci, fui para o staff mess para ver se ainda havia comida, pois até então, não sabia os horários de almoço, café, lanches e afins. Para minha sorte, ainda havia comida. Comi um pouco e fui para o consultório médico. Onde entreguei todos os meus exames, medical form e ficha entregue pela Crew Purser que também deveria ser assinada e carimbada pelo médico depois que checasse todos os meus exames e me aprovasse para trabalhar. Importante dizer se tem alguma doença, se faz uso de algum medicamento, ou se é alérgico há algum medicamento, pois em caso de emergência, tudo fica escrito em sua ficha médica, e com estas informações, é muito mais seguro para você e para o médico quando este for lhe prescrever algum medicamento.

Depois do médico, você já estará pronto para o trabalho. No meu caso, isto ocorreu por volta das 18h, então meu chefe disse que eu precisaria colocar o uniforme de gala, pois o outro uniforme de fotógrafo, que era composto por camiseta polo, bermuda, tênis e meias brancas, era para o dia.
Fui para a Cabine, me troquei e fui para a o Photo Shop, onde tinha combinado de encontra-los.
Detalhe, minha cabine estava no deck 3º, e a galeria de fotos, ou Photo Shop ficava no deck 7º, porém, eu não sabia chegar pelos elevadores internos da área de tripulação, e como nós, crew-memeber não podemos utilizar os elevadores de passageiros, o jeito foi ir de escada nos primeiros dias, até me acostumar que para ir de elevador, teria que descer em um deck acima do que eu trabalhava e descer um lance e escada e atravessar da "popa para a proa" apra chegar na galeria de fotos.

Cheguei lá e fui instruido sobre alguns procedimentos, tais como vender fotos e produtos no sistema Micros, sistema este em que eu já tinha uma certa familiarização, pois habia trabalhado na Micros Fidelio do Brasil. Em seguida, fechamos a loja e fomos para o restaurante Caravelle, mais precisamente, para o primeiro turno de jantar no restaurante. Como estavamos em um cruzeiro de 3 noites, era muito corrido para fazer as fotos, então logo no primeiro dia, era feita a foto com a Pirata, no caso a Juana era a piratinha. Então meu manager me ensinou como as fotos deveriam ser tomadas enquanto a Juana se colocava junto às pessoas da mesa. Para cada foto, ele pedia um "setup" pré definido, então para esta de "pirata comedor" como era chamada, o setup era, ( F5.6, velocidade 50 ou 60, ISO 400, e flash em 1/32 ou no máximo 1/16 ).

Depois de fotografar cerca de 900 passageiros do 1º turno da janta, voltamos para a loja, e mostrei as fotos para o Roberto, que gostou e aprovou, mas me instruiu a deixar sempre um certo espaço acima e aos lados, ou seja, centralizar o motivo, mas deixar sempre uma pequena sobra para possiveis ajustes na Minilab na hora de revelar.

Ficamos por ali, e comecei atendendo alguns passageiros que já buscavam pelas fotos impressas do embarque e de simulação de emergência que tinham sido tomadas pela tarde. Até ali, estava impressionado com a velocidade que tudo acontecia. Que cerca de 500 fotos feitas das 13h às 17h, já estavam disponíveis para a venda. Cheguei a pensar que eram impressas, mas depois vi que eram reveladas em um Minilab digital assim como as fotos em filme, com químicos e papéis foto-sensíveis.

Cerca de 30 minutos depois, iniciou o 2º turno da janta, então, fui com a Juana para o restaurante fazer foto dos outros 900 passageiros. Claro, que sempre há aquele que diz, que não quer foto, ou que já tirou, ou um com uma câmera pessoal e tenta tirar a foto que você vai fazer, então tem que ser tudo muito rápido, porém caprichado. Tudo meticulosamente calculado, para que eu tenha tempo de fazer a foto antes que o passageiro a faça com sua câmera, afinal, câmeras profissionais respondem mais rápido que as demais. Claro que haviam algumas exceções.

Depois do 2º turno este que terminamos cerca de 23h, ficamos eu e Juana na loja até 00h, horário em que começava a festa tropical, revezamos para fazer as fotos da festa. Esta porém, não necessitava ser feita de todos os passageiros, era mais "relax", então desde que voltassemos com o mínimo de 200 boas fotos, estava tranquilo.

A loja deveria fechar as 01h ou 02h da manhã. Como até aqui, eu ainda não tinha aprendido a usar o Minilab, sempre que terminavamos iamos para a cabine dormir.
Claro, antes passavamos no Staff mess ou officer mess para ver se ainda havia algo para comer, ou subiamos ao buffet da meia noite para comer pizza. Enfim, voltavamos para a cabine para tomar um banho e dormir.

Alguns assuntos que não comentei, e são importantes:
P: O Navio balança a ponto de lhe dar enjoo ou mal estar?
R: Sim, mas no meu caso, não tive qualquer reação, seja de mal estar, ou enjoo, e comi normalmente. Mas se você vai subir com isto na cabeça, segue a dica que eu dava para os passageiros e que quase todo mundo que fez STCW deve se lembrar, ingerir o mínimo possível de liquidos, e comer massa para evitar o vômito.
O único e pequeno mal estar que tive, foi quando deitei para dormir a primeira noite, enquanto o navio navegava, eu sentia uma espécie de tontura (como se estivesse embriagado), mas logo dormi, pois estava muito cansado, então não sentia muito tempo esta sensação.

P: Há regras quato há horários para se estar fora de sua cabine?
R: Não, apenas há regras específicas para pessoal de staff e oficiais que podem permanecer em áreas uteis de passageiros que após as 3h da manhã, não podem mais estar nestes locais.

Bom, mais uma vez, sei que por mais detalhista que eu tenha tentado ser, devo ter deixado alguma dúvida para trás, então se tiver dúvida me escreva. Deixe seu e-mail ou faça as perguntas pelo Blog que responderei assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário